Departamento de Biologia Geral - ICB - UFMG
UFMG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ICB - Bloco L-3 - Sala 289 - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Caixa Postal 486 - 31270-901, Belo Horizonte, MG
Principal
Graduação
Pesquisa
Laboratórios
Professores
Funcionários
Atividades
Documentos
Concursos
Links
Retornar
Clique sobre as fotos para ampliar
(031) 3409-2568 FAX: (031) 3409-2567
ICB Retornar para página principal
Laboratórios

Área de Ecologia

Ecologia de Bentos

Professor responsável: Marcos Callisto de Faria Pereira

O Laboratório de Ecologia de Bentos foi criado em janeiro de 1997 e pertence ao Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Minas Gerais. A equipe de pesquisadores conta com a participação de professores, pesquisadores associados, pós-graduandos, biólogos e graduandos em Ciências Biológicas. Atividades de ensino são desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre e no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFMG. Também participam do laboratório estudantes de outras Universidades localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, de outras cidades e estados brasileiros.

Fisicamente, nosso laboratório está situado na sala 254 do bloco I3 do ICB, com o gabinete do professor coordenador, espaço para experimentos laboratoriais e processamento de amostras biológicas e sala de estudos.

Clique aqui para maiores detalhes

Ecologia de Mamíferos

Professor responsável: Flávio Henrique Guimarães Rodrigues

Ecologia de Populações

Professor responsável: José Eugênio Cortes Figueira

Ecologia de Zooplâncton

Professor responsável: Paulina Maria Maia Barbosa

Ecologia Evolutiva de Biodiversidade

Professor responsável: Geraldo Wilson Fernandes

Ecotoxicologia

Professor responsável: Arnola Cecília Rietzler

Interação Animal-Planta

Professor responsável: Ricardo Ribeiro de Castro Solar, Cláudia Maria Jacobi

Nosso objetivo no laboratório é fazer pesquisas que procurem entender as principais causas e consequências das dinâmicas e manutenção da biodiversidade e das interações entre animais e plantas. Trabalhamos tanto em ambientes modificados pela atividade antrópica quanto em ambientes naturais com foco em ambientes Tropicais. Nosso principal interesse é entender os padrões e processos de diversidade, interações e funcionamento do ecossistema através de múltiplas escalas espaciais.

Laboratório de Ecologia de Peixes

Professor responsável: Rafael Pereira Leitão

O LabEcoPeixes desenvolve pesquisas observacionais e experimentais em ecologia e conservação de peixes de águas continentais. Atualmente, o laboratório tem como principais focos de investigação: 1) as alterações na estrutura funcional de comunidades frente às múltiplas pressões antropogênicas; 2) as relações entre estabilidade ambiental e padrões de diversidade; 3) os efeitos da biodiversidade sobre o funcionamento de ecossistemas aquáticos; 4) a influência da similaridade ecológica entre espécies nos padrões de coexistência; e 5) as respostas comportamentais de peixes nativos frente a espécies introduzidas.

Laboratório de Seleção Sexual e Interações Agonísticas

Professor responsável: Paulo Enrique Cardoso Peixoto

Por que sexo chama tanto a atenção? Muitos dizem que isso ocorre porque sexo permeia nossas vidas. No entanto, isso não se restringe a nós. Na realidade, sexo permeia a vida de praticamente todas as espécies com reprodução sexuada, já que a aptidão dos indivíduos dessas espécies está associada à eficácia no encontro e seleção de parceiros sexuais de qualidade. No LaSexia desenvolvemos trabalhos de ecologia comportamental utilizando artrópodes como modelos de estudo para entender como a seleção sexual pode moldar a evolução de comportamentos reprodutivos e de características sexuais secundárias. Também desenvolvemos trabalhos sobre interações agonísticas, focando em como a seleção pode afetar a evolução de comportamentos que maximizem a chance de vitória e minimizem os custos despendidos nos confrontos entre indivíduos de um sexo pelo acesso a indivíduos do sexo oposto. Para essas investigações desenvolvemos tanto trabalhos em campo, quanto trabalhos de síntese meta-analítica e modelos de simulação.

Clique aqui para maiores detalhes

Limnologia

Professor responsável: Francisco Antonio Rodrigues Barbosa

Clique aqui para maiores detalhes

Populações de Plantas

Professor responsável: Rafael Pereira Leitão, José Eugênio Cortes Figueira


Área de Genética e Evolução

Biodiversidade e Evolução Molecular

Professor responsável: Fabrício Rodrigues dos Santos

Nossa principal linha de pesquisa utiliza a genética evolutiva para investigar fenômenos biológicos em diferentes escalas de tempo: i) estudos de parentesco e demografia histórica em populações; ii) análises filogeográficas e de estruturação populacional; iii) estudos filogenéticos entre espécies.

Clique aqui para maiores detalhes

Biotecnologia e Marcadores Moleculares

Professor responsável: Evanguedes Kalapothakis

Citogenômica Evolutiva

Professor responsável: Gustavo Campos e Silva Kuhn, Marta Svartman

O laboratório de Citogenômica Evolutiva (LCE) concentra pesquisas nas seguintes áreas: Genômica comparativa, evolução cromossômica, evolução molecular, filogenia e sistemática. Organismos estudados: Mamíferos (Marta) e Drosophila (Gustavo).

Diversidade Genética Humana

Professor responsável: Eduardo Martin Tarazona Santos

Genética Animal e Humana

Professor responsável: Ana Lúcia Brunialti Godard

Objetivo: Temos interesse no comportamento compulsivo e sua regulação molecular. Nosso foco é o sistema de recompensa e as vias de regulação dopaminérgica. Para tanto, desenvolvemos modelos animais de uso abusivo de etanol e dieta hipercalórico. Também trabalhamos com a regulação molecular em um modelo de epilepsia audiogênica. Usamos, como modelos, o camundongo e o peixe 'zebrafish'.

Genética Celular e Molecular

Professor responsável: Vasco Ariston de Carvalho Azevedo

O Laboratório de Genética Celular e Molecular (LGCM) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem se destacado no cenário mundial no que se refere à pesquisa do microrganismo Corynebacterium pseudotuberculosis e com bactérias lácticas. Testemunho desse fato é a constante formação de mestres/doutores pelo LGCM e a publicação de vários artigos em periódicos indexados nos últimos anos, para os quais o apoio de membros (docentes/pesquisadores) dos Departamentos de Biologia Geral, Bioquímica e Imunologia, Microbiologia e Bioinformática do ICB/UFMG, pesquisadores do Grupo de Extensão de Pesquisa em Ovinos e Caprinos (GEPOC/UFMG), e pesquisadores da Rede Genoma de Minas Gerais (http://rgmg.cpqrr.fiocruz.br/) tem sido crucial. Além de pesquisadores da UFMG e do Estado de Minas Gerais, os projetos desenvolvidos no LGCM contam com a colaboração dos grupos de pesquisa da França, Uruguai, Argentina representados pelos Dr. Roberto Meyer Nascimento e Dr. Ricardo Wagner Dias Portela, ambos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (ICS/UFBA), s quais possuem renomada produção científica na área por meio da participação de uma equipe de pesquisadores.O LGCM também desenvolve trabalhos em colaboração com o grupo de pesquisas do Dr. Artur Silva, da Universidade Federal do Pará, o qual representa a Rede Paraense de Genômica e Proteômica na função de Coordenador.

Clique aqui para maiores detalhes

Genética de Populações

Professor responsável: Maria Bernadete Lovato

Genética Humana/Médica

Professor responsável: Maria Raquel Santos Carvalho

Genética Molecular e de Microrganismos

Professor responsável: Edmar Chartone de Souza, Mônica Bucciarelli Roodriguez

Laboratório de Genética Experimental (LGEX)

Professor responsável: Adriana Abalen Martins Dias

O Laboratório de Genética Experimental (LGEX) é coordenado pela Professora Adriana Abalen Martins Dias (PhD) que atua na área de Genética Experimental e Ciência de Animais de Laboratório. As pesquisas do grupo visam a caracterização funcional de genes e elucidação das bases moleculares dos processos inflamatórios e neoplásicos utilizando ferramentas de biologia celular, molecular e modelos experimentais tanto in vitro quanto in vivo.

Clique aqui para maiores detalhes

Laboratório de Genética Funcional

Professor responsável: Frederico Marianetti Soriani

The main objective of the Functional Genetics Laboratory (LGF) is the characterization of the host-pathogen interactions in systemic fungal infections. The genetic manipulations in pathogenic microorganisms, specifically in cell signaling, contribute to the knowledge of how pathogens interact to mammalian hosts and, moreover, how hosts recognize pathogens during infections. In another area, LGF also has great interest in the host-pathogen interactions on leprosy, through the characterization of chemokines and miRNAs that control the immune response in the polar clinical forms of the disease. Also in leprosy, we evaluate the macrophage polarization profile associated to the clinical forms of the disease.

Clique aqui para maiores detalhes

Laboratório de Genética Molecular de Probióticos e Patógenos

Professor responsável: Álvaro Cantini Nunes

O Laboratório estuda as interações funcionais entre células animais e patógenos, na ausência ou presença de bactérias probióticas, principalmente a linhagem WpK4 de Weissella paramesenteroides.

Laboratório TecnoGen

Professor responsável: Anderson Myoshi

O Laboratório TecnoGen (Laboratório de Tecnologia Genética; sala
E3-248), do Departamento de Biologia Geral (Instituto de Ciências
Biológicas, UFMG) é coordenado pelo Professor Dr. Anderson Miyoshi.
Anderson Miyoshi é Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade
Federal de Minas Gerais (2004), Professor Adjunto do Departamento de
Biologia Geral do ICB-UFMG (2006) e Pesquisador 1D do CNPq (2014). Atua
na área de genética molecular e de microrganismos, onde desenvolve
projetos de pesquisa no desenvolvimento e avaliação funcional de novos
sistemas de expressão gênica (procarióticos e eucarióticos) voltados
tanto para profilaxia de doenças infecciosas quanto para novas terapias
gênicas.

Clique aqui para maiores detalhes

Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida - NEDUCOM

Professor responsável: Adlane Villas Boas Ferreira

O NEDUCOM é um dos laboratorios temáticos do ICB onde se trabalha com pesquisa e extensão nas áreas de educação em ciências da vida e saúde bem como a comunicação pública da ciência. As docentes do laboratório são dos departamentos de Biologia Geral, Morfologia e Fisiologia e Biofísica e atuam em diversos programas de pós-graduação do ICB e Faculdade de Educação.


Desenvolvimento: Eduardo Galvão