Departamento de Biologia Geral - ICB - UFMG
UFMG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ICB - Bloco L-3 - Sala 289 - Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Caixa Postal 486 - 31270-901, Belo Horizonte, MG
Principal
Graduação
Pesquisa
Laboratórios
Professores
Funcionários
Atividades
Documentos
Concursos
Links
Retornar
Clique sobre as fotos para ampliar
(031) 3409-2568 FAX: (031) 3409-2567
ICB Retornar para página principal
Graduação

Clique aqui para baixar a oferta atualizada das disciplinas no semestre

Disciplinas da graduação
(Clique sobre a disciplina para detalhes, se disponível)


Agroecologia
Sistemas sustentáveis de produção de allimentos. O ecossitema natural como modelo de agroecossistemas sustentáveis. A contribuição do etnoconhecimento para sustentabilidade agrícola.Consevação agroecológia de sistemas de produção. Manejo ecológico de solos e pragas agrícolas. Conservação de recursos genéticos na agricultura .Sistemas agroflorestais e conservação da biodiversidade. Agricultura urbana e sua relação com a segurança alimentar e nutricional. Certificação de produtos orgânicos.Licenciamento e auditoria ambiental na agropecuária.

Biologia Florense
Estudo de aspectos anato-patológicos, bioquímicos, imunológicos, genéticos e moleculares envolvidos em crimes contra seres humanos e crimes ambientais; ferramentas laboratorais e estatísticas para análise, aspectos éticos e jurídicos pertinentes.

Citogenética
Constituinte celulares ligados à hereditariedade. Estrutura cromossômica. Técnicas para estudos cromosômicos. Função cromossômica. Alterações cromossômicas numéricas e estruturais. Evolução cromossômica.

Ecologia Animal
Dinâmica de populações, fatores reguladores tamanho populacional, nicho ecológico, estrutura e organização de comunidades. Habita e nicho. Dinâmica populacional dos animais:inflência de fatores ambientais

Ecologia do Cerrado
Aspectos gerais do ambiente do Cerrado, relacionando fauna, flora e solos, aspectos da composição, estrutura e funcionamento dos cerrados. Projetos intregrados de campo.

Ecologia Energética
Estudo do fluxo e conservação de energia nas cadeiras alimentares; redes e teias alimentares. Pirâmides tróficas, circulação da matéria, ciclos biogeoquímicos, produtividade primária, produtividades secundária, métodos e técnicas usadas no estudo da produção. Interações tróficas entre os diversos componentes dos ecossistemas.

Ecologia Humana
História socioambiental. Sociodiversidade. Metodologia de pesquisa em história oral, etnobiologia e etnoecologia. Agricultura indígena.Segurança alimentar e nutricional. Uso econômico da biodiversidade. Serviços ambientais dos ecossistemas. Mudanças globais e aplicações ecológicas para o desenvolvimento sustentável. Agenda 21 brasileira.

Ecologia I
Ecologia:definição, histórico e abordagens. Unidades Ecológicas: conceitos e parâmetros básicos em ecologia e genética de populacional, populações humanas. Interações entre populações. Comunidades.

Ecologia II
Comunidades: fatores estruturadores, diversidade, estabilidade, nicho e cadeias tróficas ciclos biogeoquímicos e impacto de atividades humanas sobre o meio ambiente. Fluxo de energia, fontes convencionais e alternativas de energia. Produção de alimentos, alternativas ecológicas. Sucessão ecológica.

Ecologia Tropical
Ecossitemas tropicais: características estruturais, distribuição. Fatores bióticos e abióticaos: clima,solos, flora, fauna, produtividade.Trabalhos práticos de campo.

Ecologia Vegetal
Fatores ambientais bióticos direcionadores do funcionamento e da estrutura das comunidades vegetais. Métodos de estudo e análise florística sa vegetação. Estrutura e dinâmica das comunidades. Unidades de classificação e sistemas de vegetação. Distribuição geográfica das formações vegetais. Trabalhos práticos de campo.

Ecotoxicologia
Efeitos adversos causados aos organismos vivos por substâncias químicas liberadas no ambiente, com ênfase em ambientes aquáticos, incluindo a avaliação de risco ecológico e de risco à saúde humana

Estágio em Ecologia
Estágio em Genética
Evolução I
Ciência e o impacto atual do Darwinismo. Idéias Pré-Darwinianas da Evollução Biógica. Histórico do Pagamento Evolutivo Darwininano. Histórico da vida na Terra. Evidências da Evolução. Ensino da Biologia Evolutiva.

Evolução II
Teoria moderna da Evolução. Origem da Biodiversidade. Mecanismos genéticos e ecológicos de evolução. Evolução nas populações. Espécies e especiação. Macroevolução: Padrões, processos e tendências evolutivas. Evolução Molecular (genes, genomas e filogenia de esécies). Evolução da Espécie Humanas.

Genética de Microorganismos
Variabilidade genética em microrganismos. Mecanismos de recombinação genética em procariotos e suas conseqüências e aplicações na saúde, produção de alimentos, ecologia e evolução. Estrutura genômica e mecanismos de recombinação e manipulação genética em microrganismos eucariotos e suas aplicações.

Genética de Populações
Freqüências gênicas e genotípicas. Bases genéticas da variação. Fatores evolutivos (mutação, seleção, deriva genética, recombinação e imbreeding) e diiferentes tipos de equilíbrio. Estrutura genética das populações.Métodos de inferências da ação de fatores evolutivos.

Genética do Desenvolvimento
Genética e Evolução
Genética Humana
Distribuição deos genes nos indivíduos, nas famílias e populações humanas, e seus mecanismos.Métodos de análise molecular. Mapeamendo genético. Estrutura e função do genoma humano. Defeitos moleculares e bioquímicos como base de doenças humanas. Terapias genéticas. Evolução humana. Diagnóstico e Aconselhamento Genéitco

Genética I
Bases mendelianas da hereditariedade. Teoria cromossômica da herança.Tipos de transmissão de caracteres genéticos em organismos haplóides e diplóide. Natureza e funcionamento do mateial genético.

Genética II
Recombinação gênica em procariotos e eucariotos. Controle da expressão gênica em procariotos. Variação na estrutura e na expressão do genoma. Basesda variação e mecanismos de evolução.

Genética Molecular
Evolução do documento da ultra-estrutura gênia.Relação genótipo-fenótipo do ponto de vista molecular.Mecanismo moleculares de variação genética.

Genética Vegetal
Sistemas de reprodução em angiospermas e estruturas genética d populações;determinação de sexo; sistemas de incompatibilidade; genomas vegetais e evolução;hibrididação e poliploidia; conservação e utilização da flora baseada em conhecimento genético.

Impacto Ambiental
Imactos ambientais de grandes obras de engenharia. Introdução de espécies exóticas. Metodologia de avaliaçãode impacto ambiental. Recuperação de áreas degradadas. Legislação ambiental.

Instrumentação no Ensino de Ecologia
Interação Animal-Planta
Introdução à Biologia
Introdução ao Estudo da Genética e Evolução
Serão abordados tópicos de genéticas e evolução, focalizando referencilamente aspectos humanos. Na medida do possível procurar-se-á relacionar o conteúdo ministrado com a futura profissão do estudante.

Laboratório de Ensino de Genética
Instrumentação do esqueleto conceitual da Genética através de projetos de ensino desenvolvidos durante o curso.

Laboratório de Ensino em Ecologia I
Estratégias metodológicas para ensino de conteúdo de ecologia. Conteúdos sugeridos: ecossistema, comunidade, populações, energia, biodiversidade e conservação.

Laboratório de Ensino em Ecologia II
Estratégias metodológicas para ensino de conteúdo de ecologia. (conteúdos sugeridos: Poluição, produtividade, ciclos biogeoquímicos e sucessão, defesas naturais de plantas e animais, saúde e meio ambiente.

Limnologia
Águas continentais: propriedades físicos-químicas e biológicas.Métodos e técnicas de laboratório e campo para estimativas de parâmetros físicos-químicos e biológicos. Ecologia aquática: lagos naturais, rios, represas e estações de piscicultura.Controle de qualidade da água e propostas de utilização racional.

Tópicos em Biotecnologia I
Conteúdo Variável - Estudo dos aspectos históricos e avanços alcançados até o presente.Genética de microorganismos aplicada à biotecnologia, manipulações e contruções gênica aplicadas à biotecnologia. Temas atuais.

Tópicos em Ecologia (noturno)
Tópicos em Genética Molecular

 


Desenvolvimento: Eduardo Galvão